Monografia apresentada para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Especial.
Orientador, Profº e Doutor Félix Díaz Rodríguez.
RESUMO
Este trabalho desenvolveu-se em torno do objetivo maior das autoras, ou seja, fazer uma reflexão sobre as contribuições da psicanálise no contexto educacional contemporâneo à luz das teorias de estudiosos, mas centrando, especificamente, nos ensinamentos de Sigmund Freud. Entre os seus seguidores dá-se destaque a Melanie Klein e Donald Winnicott, enfatizando-se os aspectos da educação e sua inter relação com o conceito afeto. Incluir os alunos portadores da síndrome de down exige conhecimento e reflexão sobre as condições de formação da personalidade desses indivíduos para que a integração seja possível. Busca-se, também, explicitar os efeitos advindos do conhecimento da psicanálise na relação afetiva entre o professor e aluno de portador da síndrome de down, que possam retornar ao seu contexto educacional imbuídos de qualidades positivas sejam comportamentais, morais ou vigentes no próprio campo intelectual ou profissional. Salienta-se a grande importância do papel do professor em sua contribuição para o ensino desses alunos especiais sob seus cuidados e o valor que é dado por aqueles que estão envolvidos no processo e desejo do conhecimento.
Palavras-chave: Psicanálise. Teoria Psicanalítica. Educação. Desenvolvimento psicosexual. Afeto. Síndrome de Down.
Autoras: Fernanda Batista da Luz e Diana Dahre
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