Tive o imenso prazer de ter aula com o Prof. Vappereau e uma ótima explicação sobre a importância da Linguistica para Psicanalise.   Não foi a toa, que ele minstrou aulas de matemática para Lacan, seu raciocínio logico explica como a linguística tem a sua própria ciência. 


           Como a linguagem precede o sujeito,  Vappereau explica que estamos vivenciando um grande problema com as nossas crianças no mundo atual.  Os pais hoje apenas se comunicam com seus filhos, ou seja a linguagem ''não entra''  na vida simbólica.  Realmente estamos nos deparando cada vez mais com crianças ''autistas''.  A inercia, vem da falta da palavra. A linguagem  incorpora e da vida ao organismo para se desenvolver em um ser com identidade.


         A palavra com o seu sentido sonoro tem a  força de um acto.  Sim, a palavra da lingua portuguesa original, que aprecio mais do que ato, ou impacto.  A comunicação não tem o mesmo conceito de linguagem.  A lingua faz parte da linguagem, o objeto (corporal) e o son (gas) da sentido a palavra.


        A psicanalise usa essa cadeia de significantes para poder trabalhar a escuta dos sintomas na terapia, mas o ''autismo'' dificulta muito a interpretação...