Nos meus estudos sobre o amor, encontrei algo interessante sobre um problema que esta sempre presente nas relações amorosas, o ciumes.  Mas, descobri que até no ciumes, ja existem categorias.  Aqui segue o estudo.
O ciúmes poderia estar associado, no próprio ciumento, com as suas próprias traições. Destarte, para Freud (Freud, 1922/1976) é o desejo e a possibilidade virtual de trair o parceiro que engendra em cada parceiro o próprio ciúme.
No seu livro The New Intimacy, escrito por Dr Ron Manzur, Deborah Anapol resume os diferentes tipos de ciúmes que afetam os relacionamentos amorosos.

O ciúmes possesivo

Sentimento classificado como o mais dramático e muitas vezes termina em violência domestica.  É um sentimento onde muitas vezes o pensamento é , a pessoa prefere morrer do que saber que aquele amor pode ser substuido por uma outra pessoa.  Nesse caso o amor é como um objeto de posse exclusivo.

 O ciúmes medroso

Esse ciúme se refere a perder o amor por uma outra pessoa.  Ou seja, o sentimento de perda, rejeição é o sentimento que prevalece.  A dependência do outro ou da aprovação do outro faz com que a pessoa se sinta valorizada, e quando o ciúmes é presente, existe uma tendência forte de uma baixa auto estima.

 O Ciúmes competitivo

A disputa do poder onde o outro possa não achar que ele ou ela é bom o suficiente para estar na relação. Assim, no caso de uma terceira pessoa na relação a ameaça é algo comum.

 O Ciúmes do Ego

Seria o oposto do ciúmes competitivo.  Aqui o que prevalece é como os outros enxergam a pessoa.  Se o individuo em questão tem valores que não quer ser contrariado, ele quer que seus princípios sejam compreendidos. Sendo assim, um sentimento de orgulho que não quer ser questionado.

O Ciumes de exclusão ou ciúmes do tempo

Muito comum nas relações poliamoristas esse tipo de ciúmes fala sobre o tempo e atenção que a pessoa sente que esta desigual quando um dos parceiros vive com uma outra pessoa.  Esse tipo de ciúmes é mais intenso quando o relacionamento da terceira pessoa se encontra no inicio.

Em contrapartida, no poliamor um dos termos mais usados, e anti-ciumes, denominado de compersion, merece destaque.
Compersion

Compersao é a palavra portuguesa para o termo inglês compersion, que significa ausência de ciúmes, ou estar com a felicidade do outro.