Olá pessoal!
Temos um texto muito interessante escrito por Luciana L. Damasceno e Teófilo Alves Galvão Filho sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as Tecnologias Assistiva. Podemos compreender como a tecnologia pode não somente auxiliar os alunos de PNEE na educação mas também na sua autonomia intelectual e física. As tecnologias assistivas são " toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência. " No texto eles enumeram quatro grandes contribuições das tecnologias assistivas que são:
1. As TICs como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação.
maneiras pela qual diversas pessoas podem comunicar-se com o mundo exterior, podendo explicitar seus desejos e pensamentos.
2. As TICs utilizadas para controle do ambiente.
comandar remotamente aparelhos eletrodomésticos, acender e apagar luzes, abrir e fechar portas, enfim, ter um maior controle e independência nas atividades da vida diária.
3. As TICs como ferramentas ou ambientes de aprendizagem.
no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem têm encontrado uma ajuda eficaz na utilização das TICs como ferramenta ou ambiente de aprendizagem
4. As TICs como meio de inserção no mundo do trabalho profissional.
pessoas com grave comprometimento motor vêm podendo tornar-se cidadãs ativas e produtivas, em vários casos garantindo o seu sustento, através do uso das TICs.
Com o avanço e os estudos sobre essa tecnologia as crianças deficientes podem interagir com o mundo bem como externalizar seus pensamentos através dessas tecnologias desenvolvidas para elas.
Finalizando esse texto temos aqui uma citação importante:
"Para que o aprendiz seja esse sujeito ativo na construção do próprio conhecimento, é vital que lhe sejam oferecidas condições e ambientes nos quais ele possa, a partir de seus próprios interesses e dos conhecimentos específicos que já traga consigo, exercitar sua capacidade de pensar, comparar, formular e testar ele mesmo suas hipóteses, relacionar conteúdos, conceitos. E errar para reformular suas hipóteses, depurando-as."