Analise das Aulas de Arte e Educação


O trabalho com base na proposta triangular se faz necessário porque a produção, a contextualização e a leitura de obras de arte promove de foram integrada o objetivo da arte educação. Essa proposta é importante porque é uma maneira de ler e interpretar o mundo, contextualizando eventos sócio-culturais, ampliando os conhecimentos do aluno,e desenvolve ao mesmo tempo um trabalho de interdisciplinariedade, estimulando a criatividade na produção dentre inúmeros outros benefícios psíquicos.

No processo de criação o aluno de educação especial pode trabalhar a sua própria emoção. Ele pode através desta expressar sentimentos, sensações, liberta-se de tensões e consequentemente aprender. A arte pode auxiliar tanto no desenvolvimento psíquico quanto motor. Alguns exemplos como; a estimulação da inteligência, a imaginação, o controle motor fino podem ser adquiridos através da arte e simultaneamente na educação. Os matérias e técnicas utilizados enriquecem as possibilidades metodológicas. Já foram elaboradas em aulas; matérias recicláveis (tampas de garrafas, canudos, papeis entre outros) para ilustrar tendências artisticas, contextualizar e produzir
obras. Foi interpretado uma musica, que também é uma forma de arte muito importante, através de uma produção de arte (livre) e através dos simbolos (palavras) e signos foram apresentados e discutidos os significantes.
Ilustração: Johann Matheus aos 10 anos.