O Monge e o Executivo

A obra relata a experiência vivida ,durante uma semana, de líderes de diversos segmentos num mosteiro ao norte de Michigan, com a finalidade de aprender a essência da verdadeira liderança. A história acontece durante um retiro, onde o autor James Hunter, apresenta conceitos fundamentais sobre liderança e ajuda as pessoas que ali se encontram a alterarem a visão de si mesmas e de seu trabalho transformando seus paradigmas em rumo ao sucesso. No prólogo a vida de personagem fictício John Daily é apresentada. O superocupado gerente geral de grandes responsabilidades em uma industria, descreve seu casamento com a psicóloga Rachael e seus dois filhos. Apesar de uma vida de conquistas financeiras e da família que ele tanto amava, ele achava que as coisas estavam ficando “diferentes”. Por sugestão de sua esposa ela recomenda um retiro para refletir e se organizar. No primeiro capítulo intitulando As Definições, a apresentação do líder Leonard Hoffman, conhecido como Simeão, já inicia sua primeira reunião com o grupo que se encontravam no retiro, conceituando alguns termos importantes na vida profissional dos participantes. Fica evidenciado as diferenças entre alguns termos como liderança,autoridade e poder. O verdadeiro líder não usa o poder, que significa usar a força ou a coação para atingir certos objetivos mesmo contra a vontade daquele que deve executá-la. A liderança visa atingir de maneira entusiástica os objetivos que deverão ser para o bem comum. O conceito autoridade já significa conquistar através da admiração e do respeito as pessoas fazerem algo de boa vontade através de uma de um pedido. A apresentação dos outros participantes, além de John, também ocorre nesse momento do livro. O grupo constituía de: Lee (seu colega de quarto), um pregador; um sargento chamado Greg, Teresa, de origem hispânica, diretora de uma escola pública; Cris, treinadora do time de basquete da Universidade Estadual de Michigan e Kim, uma enfermeira. O capitulo seguinte; O velho paradigma, aborda os problemas de se tomar como verdade absoluta padrões ou modelos na vida das pessoas sem questionar ou aceitar algumas mudanças em atitudes. O capitulo o Modelo resume bem a formula:

Intenções – ações = nada

Destaca Jesus Cristo como o maior líder de todos os tempos, pois ser líder é servir, é colocar a liderança a serviço e, com isso, influenciar pessoas.

Modelo de liderança
Liderança e autoridade,
Serviço e sacrifício
Amor
Vontade

O capítulo termina afirmando, através do relato de um dos personagens que a liderança é a identificação e satisfação das necessidades.