Quem são as crianças do 3o milenio? O que elas precisam? Qual vai ser o futuro delas?

Bem, vamos tentar observar um pouco o que acontece hoje:

O pai sai de casa cedo e volta a noite exausto, não querendo nem conversar. Transito, poluição, má alimentação e um stress imensurável. A  mãe , a mesma rotina, mas ainda tem que cuidar dos afazeres domesticos e da sua beleza, a peteca não pode cair. Os filhos ficam  normalmente com a empregada , ou seja a maioria sozinhos com um pacote de guloseimas e a TV por horas.

Os problemas básicos das famílias residem em um nível de infelicidade pessoal de cada membro  pois existe um descontentamento constante de cada um, a apatia, a cruz que carregam como que nada pode ser mudado, e de que com os seus pais foi assim, e assim será também com os seus filhos,  essas são alternativas auto-depreciativas que cada um criou para si e portanto, cresce a ansiedade e a depressão nas crianças a cada dia. 

Estudar parece que é sinonimo de castigo.  Pois, a nota que tantos pais se preocupam , prende o aluno e limita o seu proprio conhecimento, ao contrario da curiosidade, da criatividade e da leitura ,que preparam as crianças para o mundo e o prazer do aprender e viver melhor.

Criança precisa de amor, atenção, afeto, carinho, brincar, e tempo. Tempo sim. Como que um pai ou uma mãe não tem tempo para um filho? Desconecte a televisão, o facebook e o sms. Parece algo tão dificil como desligar um pulmão...mas acreditem da para sobreviver sim.

Após alguns anos atendendo crianças, fiz uma revisão nas anameneses e fiquei perplexa.  Uma das perguntas é descrever a rotina delas.  Pela manha, vitamina na frente da TV.  A tarde almoço na frente da TV e jantar, adivinhe?  Acertou, na frente da TV.  Fim de semana, talvez um almoço no Domingo.  Então, realmente a palavra é criar pois educar é algo bem diferente.  Nos criamos animais, mas crianças nos educamos e aprendemos com elas.

É importante lembrar que uma criança tem certeza que os pais são as pessoas mais importantes de suas vidas. Os pais são aqueles herois que dão segurança, que concertam os brinquedos que são os mais fortes e lindos e  os maiores exemplos de amor e admiração em suas vidas.  As crianças pequenas tem como crença que seus pais são iguaizinhos a Deus, perfeitos e sempre presentes.

Como estão nossas crianças nesse milenio?